sexta-feira, 11 de abril de 2008

Xeque-Mate

Cada peça estava estrategicamente posicionada. Os peões na linha de frente, prontos para defender seu reino a todo custo. As torres nos cantos, prontas para atacar qualquer um que tentasse invadir seu território. A cavalaria pronta para agir assim que fosse ordenada. Os bispos ao lado do Rei e da Rainha, usando de toda sua influência e de toda sua astúcia. E finalmente, o casal real. A Rainha, jovem, vigorosa, perspicaz, pronta para derrotar qualquer um que cruzasse seu caminho. E o Rei. Apesar da idade avançada e dos movimentos debilitados, já tinha passado por inúmeras batalhas como essa, e sabia exatamente como comandar suas tropas a vitória.

Mais do que um jogo. Uma batalha. Mais do que uma simples batalha. Uma batalha pela honra. Quem quer que caísse, cairia com todas as suas forças. Seria a última e derradeira disputa pela honra, entre aqueles 2 reinos, entre aquelas 2 vidas. Pretas e Brancas. Forças iguais, que só iriam se diferenciar com a vitória ou a derrota. Forças iguais e ao mesmo tempo muito diferentes.

O monarca branco dá seu sinal. A batalha tem seu início. Um peão, arrojado, corajoso, impetuoso, começa sua luta. O monarca preto dá seu sinal. Um cavaleiro, rápido, forte, resistente, corre pelo campo. Movimento após movimento. Cada passo pensado e calculado friamente. Cada passo em busca da queda do adversário. Que vença o melhor exército. Que vença o melhor estrategista.

A batalha continua a todo o vapor. Peões sucumbem. Torres são destruídas. Cavaleiros caem de suas montarias com destino ao abismo da morte. Bispos são assassinados em nome de Deus. Cada exército mostra suas forças e suas fraquezas a cada passo. A destruição aos poucos vai dando forma ao vencedor.

A Rainha branca sofre um golpe mortal do bispo preto. Um punhal cravado em seu peito faz a soberana daquele império se transformar numa mera mortal, frágil e vulnerável como todas as outras. Ela não tem mais forças para continuar. Deixa para seu esposo o pedido de vingança, o qual ele, com ódio no olhar, dá-lhe a confirmação que ela precisava para partir em paz.

Os exércitos quase não existem mais. O casal preto está acompanhado de seu bispo. O monarca branco está acompanhado de seu fiel cavaleiro, e de seu mais nobre peão. Os últimos e derradeiros movimentos definirão quem é o melhor. O rei branco, tomado pelo ódio, ordena o ataque de seu cavaleiro. Mas antes que este chegue a seu destino, a rainha preta sucumbe. E logo após ela, o rei preto.

Caído, sem forças, o monarca preto só teve tempo de ver o sorriso no rosto de seu bispo. A traição era eminente, mas ele preferira ignorá-la em prol da batalha. Pagara o preço por isso. Do lado branco, o cavaleiro e o peão comemoravam, enquanto o rei mostrava tristeza em seu olhar. Não era dessa maneira que ele queria vencer. Sua honra tinha sido jogada no lixo com aquela traição que tirara sua verdadeira vitória.

Ele não tinha mais motivos para continuar vivo. Sua esposa tinha caído. Sua honra estivera ao alcance das mãos e ela a deixara escapar. Com um último movimento de sua espada, cravou a lâmina em seu próprio peito, e foi ao encontro de sua amada e de seu nobre inimigo.

O peão olhava assustado e não entendia o motivo daquilo. O cavaleiro, um pouco mais esperto, sentia-se orgulhoso da nobreza de seu falecido rei. O Bispo ria com todas as suas forças. Seu plano estava completo. Não existia mais pretas e brancas. Tudo se misturava em um tom de cinza com o vermelho do sangue dos caídos. E ele, o astuto Bispo, se tornava agora o novo Rei, naquela fusão de cores, naquele novo reino. Pelo menos até a próxima batalha...

35 comentários:

Raphael disse...

Isso é xadrez ou é a política brasileira?

Abraço

Carol disse...

Nossa! Parabens pelo belo post.. Nunca pude reparar a 'profundidade' de um simples jogo de xadrez.. Parabens mesmo..

Vinii disse...

Ótima crônica

Fabio Bustamante disse...

a partir de agora,passo a achar um jogo de xadrez uma coisa nada simples! gostei do seu jeito de empregar as palavras, e dar um sentido a cada coisa, tirar a simplicidade pra dar um tom de grandeza, o que faz a gente ficar interessado!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Fabio Bustamante disse...

volto a comentar aqui. gostei muito do blog, e um dos melhores sobre textos que eu conheço, vc e um otimo escritor, vou sempre ver seu blog, pois, pra mim, e uma forma de aprender, de um modo que nao me cansa, alem de apreciar as lindas palavras do seu blog!

Marjorie disse...

Eu soube do que houve no show do Rio, fiquei abismada... Dá vergonha de ser brasileira nessas horas, sorte que sou paulista!

;D

Estou lendo o seu texto, é meio grandinho. Assim que acabar eu posto um comentário.

=)

Danilo Moreira disse...

Voce humanizou as peças de um jogo de xadrez, e de certa forma, o comparou com certas passagens na história da humanidade.

O que se pode concluir dessa história, é que ao mesmo tempo que a ganancia move montanhas, ela pode destruir um reino inteiro, afetando principalmente os inocentes.

Abçs!!! Adorei seu seu blog.

Qdo puder, de um pulo no meu.
----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Aprendendo Com o Sofrimento
----------------------------------

Euzer Lopes disse...

Isso não foi uma inocente partida de xadrez.
Seria mais que um jogo de xadrez?
O jogo da vida?
Da vida de quem?

Ju Ogata disse...

Adorei!

Até mesmo quem não sabe jogar xadrez, consegue entender o teu texto.

"Com um último movimento de sua espada, cravou a lâmina em seu próprio peito, e foi ao encontro de sua amada e de seu nobre inimigo."

Adorei mesmo!

Parebéns.

Mo disse...

O xadrez deveria ate ser implantado como materia em escolas brasileiras,Xadrez é uma ciência da arte esportiva, xadrez é muito foda eu curto muito, uma arte , uma ciência, um esporte, uma terapia....

abraços

www.foipararnanet.com

Rodrigo disse...

Nossa muito legal contou uma bela historia em um joguinhu de xadrez.


Blog Silence

Ju Ogata disse...

Passando de novo!

=D

Dedinhos Nervosos disse...

Oi Rafael. Obrigada por ter procurado meu blog para poder comentar... eu esqeuci mesmo de deixar o endereço rsrs

Com relação ao seu blog, é a primeira vez que passo aqui e já tô gostando muito. É impressionante como vc humanizou o Xadrez e criou até uma intriga para essa guerra. Muito legal mesmo. Arrasou. Bjos!

Rodrigo disse...

Parabens !!!
Seu Blog vale medalha de Ouro ^^
visite o Blog Silence e receba seu Prêmio,
As regras são as mesmas de qualquer selo, você cria uma postagem falando do selo, deixa um link para meu site e linka seus blogs favoritos.
Até mais...

Abraços

Marjorie disse...

Ontem fiquei com preguiça de ler tudo, então retomei hoje!

;D

Nossa! Nuca um jogo de xadrez foi tão intenso assim! Foi você que o escreveu?

Gostei muito.

Grande beijo

del

Arthur Lopes disse...

Nunca pensei assim um jogo de xadrez,sempre achei algo deveras chato.Passarei a pensar melhor sobre ele...

ED CAVALCANTE disse...

Essa metáfora pode ser entendida de várias formas. Cabe até uma história de amor, com final triste, mas muito interessante!

Se Liga Jovem disse...

muito bom o poste!

Anamélia ;) disse...

Adorei... mandando muito como sempre! ;***

Jamile Gonçalves disse...

Raapaz...
Isso é o que eu chamo de criatividade!
Parabéns por ela...
Não sei se minha mente seria capaz de bolar um drama em cima de um hogo de xadrez. Ele é bem complexo mas não instiga tanto assim minha imaginação!
passa no meu!
http://daamnesia.blogspot.com/

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Belo texto, bela batalha, e os elementos do xadrex postados como na vida real, como nos embates dos dias... E assim as críticas construtivas, ao ler o profundo post, silenciam...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Denise Machado disse...

Não acho a batalha igualitária, forças iguais, como vc cita. O exército BRANCO sempre começa a partida.
E das partidas aí citadas nesta batalha, vc continua Rei.

Paulo Eduardo disse...

Nossa kra...

Esse post deu vida ao jogo de xadrez, lendo entrei na história, imaginei cada fato narrado, a rainha branca morrendo e pedindo vingaça, o bispo preto que traira seu rei, o suicidio do rei branco, a honra do cavaleiro branco, a duvida do peão branco, e a gargalhada do bispo traidor que se tornara rei...

B. disse...

Lindo. Amei.

É assim desde que começamos na pré-escola, não?! Um tentando ser melhor q o outro. No dia das crianças, eles levam seus brinquedos melhores para q todo mundo queira ver.
Nunca se sabe de que lado vem uma traição, memso que vc confie 100% numa pessoa, ela pode estar jogando contra vc.
E isso é uma queda pra qualquer um, morrendo, como o Rei Preto, ou mesmo vivo, sem saber onde enfiar a cara.

Rafael Almeida Teixeira disse...

Ouçamos Horácio!

Carpe Diem

O Grapiúna

Abraços

MatheusS disse...

Como fã de xadrez, adorei a sua dramatização. Torci aqui como se fosse a cena de um filme. Parabéns!

=)

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Obrigado por linkar Outras Andanças...
Por aqui vou relendo e apreciando a "batalha"...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Rafael Aguiar disse...

pra vc ver como eh a vida
eh tipo
cordeiros e leões

um comendo o outro, tentando ser sempre o melhor

as vezes seria bom se ao menos cada um fizesse a sua parte
seria legal se vc escrevesse algo desse tipo
do seu fã
Rafael =D

Follow the Answer disse...

Ok...
Eu nunca percebi nada de xarês, reconheço.
Sempre achei um jogo chato e sem ânimo.. inteligente talvez, mas aborrecido.
E este teu jogo me fez ver tudo de uma outra forma.. Como que se o tabuleiro fosse o universo e as pedras, os seres que nele habitam numa luta constante e intensa pelo poder...

Beijos e obrigada pela visita ;-)

Anônimo disse...

Puii, olha, cada vez que passo aqui os posts estão melhorandu!!!
Nossa gostei muito, hihih, gosto da menira que voc escreve, tem que pensar um poquinhu pra intender, heuheuehuh, esse é bão xD~~

Bejo,bejo!!!

Anônimo disse...

Cara, vc escreve bem demais.

Acabei de chegar aqui e li vários posts... Tudo muito interessante.
E quanto ao jogo... É sempre assim: não são os bons... mas os astutos os que vencem.

Tiago Cardoso disse...

Iai brother, ql foi q sumiu???
Atualiza esse blog!!!!

Tem meme pra vc no Dó, Ré, Mi...

Vlw!!!

Rafael Tupiná disse...

mt bom cara
belos textos
este do xadreez achei o mais lgl

da um look no meu blog tbm
tem um post novinho
http://culturatups.blogspot.com/

abraços

Rafael Tupiná disse...

mt bom cara
belos textos
este do xadreez achei o mais lgl

da um look no meu blog tbm
tem um post novinho
http://culturatups.blogspot.com/

abraços

Anônimo disse...

Curti. Bem legal!