segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Hábitos...

Ela sentou na habitual fonte, na habitual praça. Ela já se acostumara com essa cena. Ficar sentada observando a água em um movimento quase mecânico enquanto formulava teorias "malucas" sobre a vida já fazia parte de seus dias. E ela não reclamava disso. Aliás, ela nunca reclamava de coisa alguma.
Ninguém nunca falava com ela. Talvez fosse o seu cabelo pintado de azul, talvez fossem suas roupas pretas, o fato é que as pessoas pareciam ter medo dela. Mas ela não ligava pra isso. Sempre achava defeitos demais nas pessoas pra manter uma conversa por algum tempo. O fato é que ela era uma pessoa solitária. Até demais.
Segundo sua própria concepção, era a melhor maneira de evitar decepções. Se ela não esperasse nada de ninguém, ela não teria com o que se decepcionar. Por isso ela afastava qualquer pessoa e continuava fechada em seu próprio "casulo", protegida de tudo e de todos.
Provavelmente esse jeito fechado foi consequência da infância cheia de decepções. Ou talvez da família problemática. Do pai bêbado ou da mãe que insistia em manter as aparências enquanto o mundo ruia atrás dela. O fato é que tudo estava funcionando perfeitamente da maneira como estava. Ela não precisava de mais ninguém além dela mesma. E de seus cigarros.
Ela pegou um cigarro do maço guardado no bolso de sua jaqueta e o acendeu. Ela repetia esse gesto desde os 16 anos de idade, e nunca se cansava. Quando ela acendia seu cigarro, tudo a sua volta parecia desaparecer, e a única coisa que importava era o movimento quase ritualístico de fumar seu cigarro. Foi a maneira que ela encontrou de fugir de tudo por alguns minutos.
Só que dessa vez algo a tirou da sua fuga. Um toque sutil de uma bola em seus pés a fez sair de seu mundo por um instante. Uma figura vinha se aproximando, em direção a bola, e parou a alguns metros dela:

- Moça, você pode me devolver a bola?


Não se sabe foi a maneira que a pequena garota falou com ela, sem medos e sem receios, que a fez ficar desse jeito. Talvez a pele branca como papel, e os cabelos pretos encaracolados a tivessem feito lembrar de sua infância. Mas acontece que ela simplesmente ficou parada por alguns instantes, observando a menina.

- Moça? Você pode me devolver a bola?

- Ahn?! Ah sim, claro. Toma.

Ela chutou a bola para a menina, ainda sem acreditar direito na cena. Fazia tempos que ela não via alguém sem receio de se aproximar dela. Fazia tempos que ninguém se aproximava dela sem a julgar pela aparência.

- Obrigada! E moça... você deveria parar de fumar! Cigarros fazem mal pra saúde!!

"Quem essa menina pensa que é pra me dar conselhos?? Mal saiu das fraldas e acha que sabe alguma coisa do mundo?"

- É, eu sei. Obrigada pelo conselho.

Ela viu a menina se afastando aos poucos, erguendo a bola para os amigos como se fosse um trófeu conquistado com muito esforço. Aproximou seu cigarro da boca, mas parou na metade, olhando pra ele. Observou-o por alguns segundos, e voltou seu olhar para a menina, que já estava na companhia de seus amigos, brincando com a bola.


- Filha da mãe...

Apagou seu cigarro, levantou-se lentamente e foi embora, com um sorriso no rosto. Pelo menos por hoje, ela não ia fugir...

6 comentários:

Anônimo disse...

bom, eu tinha um blog, até que eu: 1. esqueci o endereço; 2. esqueci a senha; 4. esqueci o loggin; 5. recebi comentários estúpidos de uma pessoa igualmente estúpida que não sabia o que dizer.

mas, sinceramente. saber que a gente serve de inspiração pras pessoas é comovente. ficou podre, mas não interessa. o texto é embasbacante e extasiante, e é isso que importa.

beso, puime :*
e, conte com minhas críticas :D

Unknown disse...

puimee!!
gosteii mtt do texto!!
dá pra refletir bastante em cima dele!!
parabéns pelo blog!!
=****

Anônimo disse...

qualquer relação entre as cores do blog e a camisa do grêmio é pura coincidência, certo?

Gostei do texto.
Escrever é um vício.
Bem-vindo ao clube.

marina. disse...

Isso aí, não fumem! (Y)
adhuidaieudhauiedhiuaedhiues

Cara, eu tô com um monte de início de textos salvos nos meus rascunhos, tá me dando vontade de começar a escrever de novo!

;*

Anônimo disse...

como sempre, mandando muito!!
você sabe que sou sua fã.. então,
continue escrevendo e compondo, que, com certeza, estarei sempre te aplaudindo.. ;D
sucesso no blog...
beijoss ;*

Unknown disse...

Eu cheguei aqui por acaso, e vc escreve tão lindamente que toda vez que tenho um tempinho venho dá uma olhada, esse texto, foi o melhor, pelo menos até agora!
Mais uma vez, Parabéns!
Bjs.!